Governança

Governança Corporativa


A adoção de melhores práticas de governança teve início no Grupo Cornélio Brennand há mais de uma década com foco inicial na Governança Familiar e posteriormente na Governança Corporativa. Hoje a estrutura de Governança do Grupo conta com um Conselho de Família, Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Conselho de Sócios.



Conselho de Família

Com base nas melhores práticas de governança familiar, implantamos sistemas de controle e segregação entre os assuntos familiares e assuntos dos negócios do Grupo, com a criação de um Conselho de Família. Este órgão é regulado por diversas políticas e pela Constituição da Família Cornélio Brennand, documento no qual foram explicitados os valores e crenças da Família e onde se procurou trazer todos os membros para um único alinhamento de ideias sobre a Família e os Negócios.

O objetivo do Conselho da Família Cornélio Brennand é promover, desenvolver e salvaguardar, de forma permanente, a coesão e o bem-estar da Família, observando e fomentando os seus valores, princípios e visão. Cabe ao Conselho de Família a gestão de todos os ativos humanos da Família Cornélio Brennand, com foco principal nas próximas gerações – buscando prepará-los para serem acionistas cada vez mais contributivos, independentemente de suas escolhas pessoais e profissionais.

O Conselho de Família é composto por 7 membros da Família Cornélio Brennand, com representatividade de todos os Ramos Familiares – incluindo membros da terceira e quarta geração da Família, com mandato de dois anos.

Conselho de Administração

Sempre atentos às melhores práticas de gestão, a implantação do processo de Governança Corporativa no GCB teve como diretriz inicial a profissionalização da gestão executiva do Grupo, passando os Acionistas a integrar exclusivamente os Conselhos de Administração.

Como evolução do nosso modelo de governança, adotamos novos mecanismos, para aprimorar a relação entre o Conselho de Administração e os negócios, tornando o processo decisório ainda mais transparente, ágil e, sobretudo, eficiente. Hoje o Grupo possui um Conselho de Administração para cada unidade de negócio e conta com Conselheiros acionistas e Conselheiros Independentes.

Atualmente o Grupo está associado aos principais fóruns de governança, a exemplo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração

O Conselho de Administração possui três comitês de assessoramento formados por conselheiros e especialistas externos:

Comitê de Auditoria e Riscos
Comitê Financeiro
Comitê de Governança e Pessoas

Com agenda pré-estabelecida, os Comitês não são deliberativos e se reportam periodicamente aos Conselhos de Administração do Grupo.

Conselho de Sócios

O Conselho de Sócios tem como missão proteger e valorizar o patrimônio dos acionistas do Grupo, mantendo o equilíbrio entre as visões de curto e longo prazo e a harmonia de todas as partes interessadas. O órgão tem reuniões periódicas e conta com a representatividade de todos os ramos da Família Cornélio Brennand.