ESG
Nosso compromisso
Para o Grupo Cornélio Brennand, a pauta ESG é uma jornada; um caminho que não tem um ponto de chegada. E a adoção de critérios ambientais, sociais e de governança já estava presente muito antes de o tema se tornar um assunto prioritário no mundo corporativo. Sempre atento à incorporação de critérios ESG ao contexto de suas atividades, focado principalmente na valorização e respeito aos seus colaboradores, o Grupo mantém um olhar de longo prazo, buscando contribuir de forma genuína para fazer avançar a agenda da sustentabilidade e, com isso, contribuir para a construção de um futuro melhor de dentro para fora.
Nossa jornada até aqui
É com muito orgulho que estamos avançando em uma agenda estratégica de ESG que direciona os nossos esforços e contribui para a longevidade do Grupo, sempre alicerçados por nossos valores. Uma atuação integrada à nossa governança corporativa, possibilitando uma visão transversal e coesa entre as nossas empresas e um olhar de longo prazo para os pilares social, ambiental e de governança.
Para reforçar o nosso compromisso com a agenda do desenvolvimento sustentável, nos tornamos membros do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Em busca de alinhar à nossa estratégia aos dez princípios universais da ONU e a contribuir com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e com a Agenda 2030, que apoia as organizações a trabalharem de forma cada vez mais estratégica e direcionada na jornada ESG.
Nossos temas materiais
O processo de revisão e atualização concluído em 2023 apresentou uma lista de temas transversais do GCB com algumas alterações. Os temas “Eficiência energética”; “Biodiversidade e ecossistemas”; “Qualidade e segurança do produto/serviço”; e “Transparência e relacionamento com os públicos prioritários” foram incluídos na lista.
Houve também mudanças de nomenclaturas nos temas “Relacionamento com comunidades e desenvolvimento local”; “Saúde, bem- -estar e segurança”; e “Atração, retenção, e desenvolvimento de colaboradores”. Isso refletiu um amadurecimento na percepção de questões como, por exemplo, mudanças climáticas, que agora ocupa um lugar prioritário.


Preservação Ambiental – Mata da Várzea
Aproximadamente 93,37% do território da Mata da Várzea é composto por elementos naturais da paisagem, o que propicia uma série de serviços ecossistêmicos. Desses, os principais estão relacionados aos serviços de regulação, como ciclo hidrológico e amenização climática, e de suporte à fauna local e migratória. Além das funções associadas à dinâmica hídrica e proteção de nascentes, a Mata da Várzea contribui como redutor de temperatura, tendo em vista a alta densidade urbana na matriz circundante. O solo natural e a cobertura florestal exercem também a função de controle de erosão, purificação de água e do ar e continuidade dos processos biológicos (p.ex. polinização e dispersão), contribuindo para a manutenção da biodiversidade. A fauna local, como os frugívoros e nectarívoros, também é considerada uma grande aliada para o estabelecimento dos processos de regeneração da vegetação nativa da Unidade de Conservação da Natureza (UCN). O Relevante Interesse Ecológico da Mata da Várzea, principal elemento definidor para a classificação na categoria em Arie, está presente nos 567,50 hectares (46,88% da área total) definidos como Setor de Conservação, com destaque para cobertura florestal em seus diferentes estratos com 537,41 hectares, o que corresponde a 94,4% deste Setor e 71,5% do território da UCN.
O grupo da avifauna representa um dos principais indicadores de conservação e desempenha um papel fundamental na manutenção de ecossistemas naturais. Por meio da observação e descrição desse grupo é possível aferir a qualidade ambiental de determinada região, principalmente em f lorestas tropicais, pois são importantes dispersores de sementes e polinizadores, contribuindo diretamente para a dinâmica e regeneração da cobertura florestal.

Biodiversidade:


Relatório de Sustentabilidade
E para registrar os avanços dessa jornada, é com satisfação que lançamos mais um Relatório de Sustentabilidade do Grupo Cornélio Brennand, seguindo as normas GRI (Global Reporting Iniciative).
Aproveite a leitura e acompanhe a nossa evolução. E vamos juntos fazer histórias que transformam o futuro.
Conheça o nosso Relatório de Sustentabilidade na íntegra.


Relatório de Igualdade Salarial
Na busca por mais equidade no ambiente de trabalho e visando combater a disparidade salarial entre homens e mulheres, disponibilizamos também os Relatórios de Igualdade Salarial dos nossos negócios.
As publicações são semestrais e oficializam a transparência salarial e de critérios remuneratórios oferecidos pelo GCB. Nele são encontrados dados como salários, remunerações e critérios de promoção, permitindo a comparação entre os gêneros.
Confira abaixo as edições anteriores.