Governança

GOVERNANÇA CORPORATIVA

A adoção de melhores práticas de governança teve início no Grupo Cornélio Brennand há mais de uma década com foco inicial na Governança Familiar e posteriormente na Governança Corporativa. Hoje a estrutura de Governança do Grupo conta com um Conselho de Família, Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Conselho de Sócios.

ORGANOGRAMA

A preservação do legado do Grupo passa pelo constante engajamento e preparação dos acionistas e herdeiros da família Cornélio Brennand, sendo a Governança Familiar a estrutura responsável pelo apoio e acompanhamento na formação dos integrantes das novas gerações da Família. Esse trabalho, de extrema relevância para a longevidade do Grupo, conta com a liderança do Conselho de Família, que é responsável por promover e salvaguardar os valores, princípiose visão da família, além de zelar pela perenidade dos negócios e apoiar o processo sucessório. A Família Cornélio Brennand possui integrantes da terceira e da quarta gerações ocupando posições na governança do GCB, e já há representantes da quinta geração participando dos fóruns da Governança Familiar.

Comitê de Transformação Social (CTS):
Responsável por definir diretrizes, planejar e realizar ações de investimento social privado e por promover a cultura de engajamento social e de voluntariado entre as gerações da Família Cornélio Brennand. O CTS atua de maneira relevante no fortalecimento da agenda Social da jornada ESG e conta, em sua composição, com a
participação da gerência de ESG do Grupo como um dos membros do orgão, a fim de promover alinhamentos e sinergias nessa pauta. Principais programas: Juntos
pela Várzea e Programa Territórios Regenerativos Mata da Várzea;

Comitê de Formação:
Responsável por apoiar o desenvolvimento coletivo e individual dos acionistas e acompanhar o processo de sucessão das gerações. Principais programas: Programa de Formação do Acionista (PROA) e Programa de Mentoria das Gerações do GCB;

Comitê de Integração:
Responsável por garantir a integração familiar e transparência na comunicação entre os membros da Família. Principais ações: Encontros familiares com a participação
de todas as gerações e organização dos canais de comunicação, promovendo a divulgação de forma ágil e transparente;

Comitê de Legado:
Responsável por garantir a perpetuação do legado da Família Cornélio Brennand, mantendo e estimulando seus valores entre as gerações. Principais entregas: Gestão do acervo histórico da Família e do Grupo e a estruturação de um Centro de Memória.

Sempre atentos às melhores práticas de gestão, a implantação do processo de Governança Corporativa no GCB teve como diretriz inicial a profissionalização da gestão executiva do Grupo, passando os Acionistas a integrar exclusivamente os Conselhos de Administração. Como evolução do nosso modelo de governança, adotamos novos mecanismos, para aprimorar a relação entre o Conselho de Administração e os negócios, tornando o processo decisório ainda mais transparente, ágil e, sobretudo, eficiente. Hoje o Grupo possui um Conselho de Administração para cada unidade de negócio e conta com Conselheiros acionistas e Conselheiros Independentes. Atualmente o Grupo está associado aos principais fóruns de governança, a exemplo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Para o melhor desempenho de suas funções, os Conselhos de Administração contam com quatro comitês de assessoramento, que apoiam no direcionamento e no processo de tomada de decisões estratégicas do GCB. De caráter permanente, os comitês efetuam reportes periódicos aos conselhos. Quando necessário, os conselhos podem estabelecer comitês temporários ou grupos de trabalho para abordar demandas e análises pontuais.

Comitê de Pessoas & Sustentabilidade:

Responsável pela definição da estratégia de recursos humanos, avaliação e remuneração das posições-chave, programa de sucessão de executivos, acompanhamento da agenda de ESG do GCB e promoção das melhores práticas de gestão de pessoas e sustentabilidade.

Comitê de Auditoria e Riscos:

Sob a coordenação de um especialista independente, o comitê tem como principais atribuições: garantir o cumprimento da Política de Riscos do Grupo Cornélio Brennand; monitorar os principais riscos das empresas do GCB; acompanhar os resultados das auditorias interna e externa; avaliar e supervisionar os resultados contábeis e financeiros; garantir a conformidade às normas legais, estatutárias, regulatórias e tributárias; monitorar o Programa de Compliance do GCB, incluindo o cumprimento dos Códigos de Conduta, e supervisionar as ocorrências registradas no Canal de Ética destinadas ao Comitê de Conduta.

Comitê Estratégico:

Responsável por recomendar investimentos, analisar novas oportunidades de negócios, acompanhar os ciclos de planejamento estratégico e conduzir análises de portfólio e projetos específicos.

Comitê de Governança:

É o colegiado responsável por implementar as melhores práticas de governança no Grupo e propor ações de melhoria; examinar, discutir e formular recomendações relativas às práticas de remuneração dos Conselhos e dos seus Comitês; propor as competências que devem integrar o perfil dos conselheiros e especialistas; acompanhar o desenvolvimento dos membros da família que atuam nos órgãos de governança; sugerir e revisar periodicamente a estrutura de governança corporativa do GCB.

O Conselho de Sócios tem como missão proteger e valorizar o patrimônio dos acionistas do Grupo, mantendo o equilíbrio entre as visões de curto e longo prazo e a harmonia de todas as partes interessadas. O órgão tem reuniões periódicas e conta com a representatividade de todos os ramos da Família Cornélio Brennand.