Governança
Gestão de riscos
O gerenciamento de riscos, essencial em todas as atividades do Grupo Cornélio Brennand, tem como objetivo assessorar a alta administração no desempenho de suas atribuições relacionadas à adoção de estratégias, políticas e medidas direcionadas à disseminação da cultura de controles internos e mitigação de riscos.
A abordagem de riscos também contempla a importância crescente dos critérios ESG, considerando os impactos sociais, ambientais e de governança na definição e gestão de riscos corporativos. As auditorias interna e externa, realizadas por terceiros independentes, garantem a integridade das operações e demonstrações financeiras.

O processo de gestão de riscos do GCB é baseado no modelo das três linhas (administração, estruturas de apoio e supervisão, e auditoria), e utiliza padrões de referência de mercado, como o framework Enterprise Risk Management: Integrating with Strategy and Performance do COSO (COSO ERM Framework).
Todo o processo é acompanhado pelo Comitê de Auditoria e Riscos, uma instância que se reporta diretamente aos Conselhos de Administração do GCB. Vinculados diretamente ao Comitê de Auditoria e Riscos temos os seguintes órgãos que atuam em caráter permanente:
COMITÊ DE CONDUTA:
dentre as suas atribuições, o Comitê é responsável por liderar o processo de recepção, análise e tratamento de relatos recebidos através do Canal de Ética do GCB.
COMITÊ TRIBUTÁRIO:
com reportes frequentes, o Comitê é responsável pelo planejamento e acompanhamento da estratégia tributária do GCB.
INTEGRIDADE
O Grupo Cornélio Brennand tem plena convicção de que a ética e a transparência constituem o único caminho para um crescimento sustentável. A disseminação e o fortalecimento da nossa cultura de integridade são realizados por meio de ações do Programa de Compliance, que inclui, dentre outras iniciativas, treinamentos, palestras e campanhas direcionadas aos colaboradores do GCB – muitas das quais estendidas também a terceiros e parceiros de negócio.
Para orientar nossas ações e estabelecer diretrizes de conformidade, contamos com diversas políticas e processos. São eles:
Código de Conduta para Colaboradores
Aplicável a todas as empresas do Grupo Cornélio Brennand, tem como finalidade servir como um guia prático de conduta pessoal e profissional a ser utilizado pelos nossos colaboradores, gestores, acionistas, membros dos Conselhos e comitês, e deve guiar os relacionamentos com todos os públicos que compõem o nosso ambiente de negócios. O documento encontra-se disponível para download no site do GCB.
Política de Conflitos de Interesse e Transação com Partes Relacionadas
A Política estabelece diretrizes, orienta na identificação, declaração e resolução de situações que possam representar conflitos de interesses reais ou potenciais, tanto no exercício de atribuições e atividades dos colaboradores no Grupo Cornélio Brennand, como nas transações com partes relacionadas. Determina ainda que, quando identificada qualquer situação de conflito de interesses, seja ela real ou potencial, a área de Governança, Riscos e Compliance deve ser comunicada e o colaborador envolvido no conflito deve se abster de tomar qualquer decisão sobre o assunto. Todos os conflitos identificados são compartilhados com as instâncias responsáveis pela validação das ações mitigatórias e tomadas de decisões.
Código de Conduta para Fornecedores
Com uma nova versão lançada em 2023, o Código de Conduta para Fornecedores direciona a relação do GCB com terceiros. Assim como os colaboradores, a rede de fornecedores também deve estar alinhada aos valores do Grupo Cornélio Brennand. A conduta da cadeia de fornecedores deve ser alinhada aos princípios de integridade, transparência, e profissionalismo do GCB, além de incentivar e estimular boas práticas e respeito à ética, saúde e à segurança do trabalho, ao meio ambiente, bem como aos direitos humanos nas relações de trabalho. O documento encontra-se disponível para download no site do GCB.
Política de Patrocínios e Doações
Com o objetivo de estabelecer as diretrizes para a realização de patrocínios e doações pelo Grupo em suas relações comerciais e institucionais, a Política proíbe, dentre outras situações, a realização de doações, direta ou indiretamente, a políticos, candidatos e pessoas expostas politicamente, bem como a partidos políticos ou campanhas eleitorais. É vedada ainda qualquer contribuição que possa ser caracterizada como troca de favores ou que esteja atrelada a condicionantes, como, por exemplo, a indicação ou recomendação das empresas do GCB.
Política Anticorrupção
A Política tem o objetivo de reafirmar o compromisso do Grupo no combate a qualquer forma de corrupção e estabelecer diretrizes de atuação pautadas na Lei 12.846/13 (“Lei Anticorrupção”), mantendo a condução dos seus negócios nos mais altos padrões de governança, transparência e integridade. O documento encontra-se disponível para download no site do GCB.
Política de Due Diligence de Integridade
Estabelece os requisitos e etapas necessários para a realização das análises de integridade de novos executivos e terceiros com os quais nos relacionaremos (fornecedores, parceiros de negócios, doações e patrocínios), gerando ainda mais transparência e segurança para relações futuras.
Política de Consequências
Estabelece as diretrizes a serem observadas pelo Grupo na tomada de decisão envolvendo a aplicação de medidas disciplinares a colaboradores e/ou fornecedores em caso de descumprimento ou inobservância da legislação vigente, dos Códigos de Conduta do GCB, demais políticas e procedimentos internos do Grupo.